Para comemorar o Dia do Advogado, selecionamos séries e filmes que todos os atuais e futuros advogados devem ver. Conhecimento, entretenimento, atualização e informação sobre a nossa área atuação em outros países. Acompanhe!

SÉRIES
Suits

Suits

A série Suits  é um sucesso e possui grande audiência na televisão americana.  A série é rodada em torno de casos jurídicos sempre bem resolvidos, e com um toque de humor sarcástico, tudo isso dentro do escritório de advocacia “Pearson & Hardman”.  Suits mostra personagens manipuladores que conseguem resolver casos complicados, mesmo que a ética não seja aplicada.  O personagem Harvey Specter (interpretado por Gabriel Macht) é um dos melhores advogados de Nova York. Articulado, narcisista e extremamente inteligente, Specter sempre consegue ganhar qualquer ação judicial que seja colocada em sua mesa. Membro de um importante escritório de Manhattan, o personagem representa empresas multimilionárias e astros do esporte americano.  Em busca de um associado para compor o seu escritório, o Harvey Specter encontra Mike Ross, interpretado pelo autor Patrick J. Adams. O rapaz nunca frequentou uma faculdade de Direito, mas possui memória fotográfica e enciclopédica impressionante, além de ter um alto conhecimento sobre as leis americanas. Harvey decide contratá-lo, colocando sua carreira e credibilidade em risco ao afirmar que Mike é formado em Harvard.

Boston Legal

Boston Legal

Alan Shore e Denny Crane estão a frente de litígios bem razoáveis num elegante escritório de advocacia de Boston na série que mostra a vida pessoal e profissionais de advogados brilhantes, mas quase sempre desequilibrados emocionalmente. Ao lado de Shore e Crane está Brad Chase, um profissional de Washington que foi transferido para Boston para ficar de olho em Danny Crane, um dos sócios mais antigos do grupo e que se mostra incontrolável. Brad também se mostra atento ao companheiro de trabalho Alan Shore. A série aborda diversos temas sociais e morais, além da busca por felicidade e dinheiro – em ordens variadas de prioridade.

The Good Wife

The Good Wife

A série dramática  tem como protagonista a vencedora do Emmy Juliana Marguiles, como Alicia Florrick, uma esposa e mãe que assume responsabilidade total sobre sua família e volta ao mercado do trabalho depois do escândalo de sexo e corrupção em que seu  marido, um  promotor de Justiça de Chicago,  foi pego num escândalo envolvendo prostitutas. O marido vai para a cadeia, ela tem que retomar a carreira de advogada largada há tempos para poder sustentar os filhos.  Deixando de lado a traição e a humilhação pública causada por seu marido, Peter, Alicia recomeça sua vida e volta a trabalhar como advogada. Como associada em um prestigioso escritório em Chicago, ela se reúne com seu amigo de longa data, antigo colega de faculdade e novo colega de trabalho Will Gardner, que está curioso para ver como Alicia vai se sair depois de 13 anos longe dos tribunais. Sua  rival é Cary, uma jovem de 20 e poucos anos recém-formada por Harvard, que é meiga na superfície, mas competitiva na realidade.  Alicia tem como aliada  a Kalinda, uma investigadora durona do escritório.

Damages

Damages

Patty Hewes, vivida por Glenn Close, é uma advogada poderosa que não mede esforços nem economiza em métodos não muito ortodoxos para conseguir o que quer.  Cada temporada  tem uma história com começo meio e fim, flashbacks e flashforwards se misturam e vão construindo o quebra-cabeça da trama, que sempre é baseada em algum caso real.

Better Call Saul

Better Call Saul

Do mesmo criador de “Breaking Bad”, Better Call Saul, conta a história de como o trapaceiro Slippin’ Jimmy, se tornou Saul Goodman, o advogado de Walter White. James McGill, interpretado por Bob Odenkirk, é um advogado que obteve sua lincensa por correspondência e é subestimado por seu irmão mais velho Charles que é um sócio de um escritório muito bem sucedido de advocacia. Um romance é construído com uma das funcionarias de Charles e Jimmy cresce, amadurece e aprende muita coisa durante toda a série, mostrando o dia-a-dia de advogados menores e de grandes escritórios, mostra também como funciona os processos penais e a importância do empenho nesse ramo.

FILMES 
12 Homens e Uma Sentença

12 Homens e Uma Sentença

O filme mostra o julgamento de um jovem acusado de ter matado o próprio pai. Dos doze jurados que vão decidir a sentença, onze têm certeza de que ele é culpado. Porém, um jurado insiste em aprofundar a investigação, mostrando a importância de valorizar a interpretação das leis e também revela por que a boa argumentação e capacidade de persuasão são habilidades inegáveis de um bom advogado.

A Firma

A Firma

Um jovem advogado recebe diversas vantagens e um alto salário para trabalhar em uma firma em Memphis, nos Estados Unidos. Logo percebe que o escritório está envolvido com lavagem de dinheiro da máfia e que todos os advogados que saíram ou tentaram sair da firma morreram misteriosamente, retratando o lado sórdido de algumas firmas de advocacia que se envolvem com negócios ilícitos e traz uma importante discussão sobre a ética e o sigilo que deve ser mantido entre advogado e cliente.

O Advogado do Diabo

Um jovem advogado com currículo imaculado é convidado a trabalhar em um caso milionário, em que seu cliente é acusado de matar a esposa, o enteado e uma criada. Durante o processo, porém, ele se dá conta de que o sócio principal do escritório tem um lado misterioso. O filme demonstra um princípio básico do Direito: todos merecem uma defesa técnica, desde que haja ética por parte da defesa, e que a linha entre a lei e a falta de ética são limítrofes e cabe ao bom advogado jamais ultrapassá-la.

A Vida de David Gale

A Vida de David Gale

David Gale trabalha como professor na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e é um ativista contra a pena de morte. Após o assassinato de uma colega de trabalho, ele é injustamente acusado e condenado à pena contra a qual sempre lutou. O filme nos faz refletir sobre a polemica de punir criminosos com a morte, um tema atual que é defendido por algumas células da sociedade.

Carandiru

Carandiru

O filme relata os anos de atendimento voluntário do doutor Dráuzio Varella na Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru. O espectador descobre que um código penal paralelo organizava a vida dos detentos, dizimados em massa após uma rebelião, provocando uma reflexão profunda, em quem assiste, sobre o sistema penitenciário brasileiro, e é um prato cheio para estudantes e advogados atuantes na area de Direito Penal.

Fontes:

http://www.editoraforum.com.br/ef/index.php/noticias/seis-seriados-que-todo-advogado-deveria-ver/
http://exame.abril.com.br//carreira/noticias/12-filmes-que-todo-estudante-de-direito-deveria-ver/lista

voltar