No começo de janeiro, recebemos em nosso escritório a personal organizer Mara Negri, da Mosaico Organizer, com o objetivo de implantação da metodologia 5’s, isso porque entendemos que a organização é um ponto-chave para que possamos ter um espaço produtivo, além de tantos outros benefícios.

O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais formam o nome do programa. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que migradas para o Português foram traduzidas como “sensos”, visando não descaracterizar a nomenclatura do programa. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina. Vejamos separadamente os conceitos de cada um dos 5S:

5s

O objetivo da consultoria foi a implantação dos conceitos 5’s, que nos auxiliará em uma série de aspectos, tais como:

>>> Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão

>>> Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais estimula a desorganização.

>>> Melhoria da qualidade de produtos e serviços

>>> Redução de acidentes do trabalho

>>> Maior satisfação das pessoas com o trabalho

Além disso, alguns conceitos da consultora serão importantes para que a metodologia seja aplicada a partir de um relatório de resoluções que será colocado em prática e seguidos pela nossa equipe, com visita de revisão agendada.

IMG-20160124-WA0037

voltar